ENCONTRO INTERSETORIAL SOBRE MAIO LARANJA É REALIZADO
Aconteceu na manhã desta quarta-feira (25), encerrando a Programação alusiva ao MAIO LARANJA: mês de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantil, promovida pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Humano de nosso município, o Encontro intersetorial com Palestra para os profissionais e equipes técnicas das Secretarias SMDH, SMS e SEMEC da rede de serviços públicos municipais.
“A participação dos profissionais foi de extrema importância, pois essas ações buscam promover a conscientização e a ampliação das informações sobre esse tema tão importante em nossa sociedade.”, finalizou a Secretária Antônia Araújo.
Programa Emergencial de Distribuição de Água Potável no Semiárido Brasileiro – Operação Carro-Pipa

A Prefeitura Municipal de Barra de Santana através das secretarias: Secretaria Municipal de Agropecuária e Meio Ambiente e Secretaria Municipal de Saúde por meio das suas Coordenadorias: Defesa Civil e Vigilância Sanitária  através de seus representantes; Maurílio Vieira da Silva, Hailton Eneas Barreto e José Adiel Farias Bezerra estiveram representando o município de Barra de Santana na cidade de  Campina Grande, quarta-feira , (11-05-2022) da  reunião “Operação Carro-Pipa” no 31º Batalhão de Infantaria Motorizado-BIMtz, tendo como tema principal, “Operação Carro-Pipa” na ocasião  estiveram presentes debatendo e discutindo os Senhores: Wellington Junior Matheus Pires-Tenente Coronel-Comandante do 31º Batalhão e Cassio Alcantara Neves-Major, Coordenador da Organização Militar Executora-OME, como também demais representantes da esfera militar e representantes coordenadores(as) de  diversos municípios debatendo sobre o  referido Programa Emergencial.

De acordo com planilha elaborada pelo 31º Batalhão de Infantaria Motorizado-BIMtz e encaminhada a Coordenação de Defesa Civil Municipal-COMDEC, durante este mês de maio-/2022, o Programa Emergencial de Distribuição de Água Potável no Semiárido Brasileiro  –  (Operação Carro-Pipa) do Ministério de Desenvolvimento Regional-MDR, vai distribuir na Zona Urbana e Zona Rural de Barra de Santana,, 3 milhão e 253 mil litros de água para abastecer as 130 cisternas comunitárias credenciadas pela Defesa Civil – COMDEC de Barra de Santana.

Este mês, a Operação Carro-Pipa começou no dia 2 (segunda-feira) e vai até o dia 31 (terça-feira), beneficiando 02 comunidades do Polo Urbano e 53 comunidades do Polo Rural, totalizando uma população de aproximadamente de sete mil pessoas. A distribuição é realizada de segunda a sexta-feira, nos turnos da manhã e da tarde. Os pipeiros vão percorrer uma distância de 3.754 quilômetros para a distribuição da água aos polos citados.

A Defesa Civil e a Vigilância Sanitária garantem a qualidade da água distribuída para a população urbana e rural de Barra de Santana ema vez que mensalmente é realizado o “Laudo de Potabilidade” da água e enviado para o Escritório da Operação Carro-Pipa-OCP”. Representantes do 31º BIMtz, da Defesa Civil e da Vigilância Sanitária sempre estão acompanhando e fiscalizando a distribuição da água.

A fiscalização do trabalho é feita a cada dia, quando também são observados todos os protocolos de higienização de mangueiras e dos veículos e uso de EPIs por parte dos pipeiros.

Com o objetivo de dar melhor segurança e qualidade dos trabalhos aos condutores (pipeiros) dos veículos(carro-pipa) a Coordenação da Defesa Civil Municipal através do seu coordenador Maurílio Vieira da Silva já está distribuindo um KIT de proteção a COVID-19 aos sete pipeiros que fazem a distribuição de água potável no município de Barra de Santana.

Para atender o abastecimento das 130 cisternas coletivas credenciadas pela Defesa Civil-COMDEC, são necessários 325 carradas de água mensalmente. A distribuição da água está sendo feita este mês de maio pelos pipeiros; Adijefferson Bruno Santos Almeida, Emanuel Cleidson Vieira da Silva, Eliomar Justino da Silva, Hélio Jose de Macedo Junior Agostinho da Silva, Janilson Pereira Machado e Lindonjonson Mendes Barbosa e   ambos contratados pelo Exército Brasileiro para o período; maio/agosto-2022.

 

   

O Coordenador da Defesa Civil-COMDEC, de Barra de Santana, Maurílio Vieira da Silva, destaca a importância da fiscalização por parte da população

com sugestões e denúncias no caso de irregularidades, que devem ser encaminhadas através do: (83) 3341-1108, (83) 9-8658-1767 e (83) 9-8728-1254 ou E-mail: comdec.pmbs@gmail.com. como também solicita aos apontadores(responsáveis) das cisternas credenciadas que mantenham as cisternas sobre as condições sanitárias e estruturais de acordo aos critérios do referido Programa Emergencial para que não venham serem penalizados com suspensão temporariamente do Programa Emergencial.

PREFEITA REALIZA VISITA DE ENTREGAS DE ESCOLAS NA ZONA RURAL
A Prefeita Cacilda Andrade, ao lado do vice prefeito Carlinhos de Genésio, ao lado da Secretária de Educação Iones Costa, acompanhados da equipe técnica da SEMEC, e dos demais auxiliares de governo, estiveram presentes na visita de entrega da revitalização das Unidades Escolares das comunidades de Barriguda III e Salinas de Cima.
Na ocasião, estiveram presentes os Vereadores Júnior de Admilson, Novinho e Márcio Freitas, atual Secretário de Agropecuária e Meio Ambiente, acompanhando a visita que contou com a entrega do Kit Escolar e com momento de confraternização em alusão ao dia das mães.
Destacando a importância da revitalização e a alegria em poder entregar uma estrutura adequada para os alunos e professores, a Prefeita Cacilda Andrade encerrou as entregas com muita alegria.
SMDH REALIZA MOBILIZAÇÃO SOCIAL NA SEDE E NO MORORÓ
A Secretaria de Desenvolvimento Social e Humano, através do CRAS, CREAS e Conselho Tutelar, em parceria com as demais Secretarias do município, realizaram na tarde da última sexta-feira, dia 20, duas mobilizações sociais, em passeata pelas principais ruas da Sede do município e no Distrito de Mororó, promovendo a conscientização e alertando a população sobre as formas de prevenção e combate ao abuso e exploração sexual a crianças e adolescentes.
A ação fez parte da Programação MAIO LARANJA, onde aconteceram diversas palestras educativas nas escolas sobre o tema.
Barra de Santana é premiada na III Mostra Paraíba Aqui Tem SUS
a III Mostra Paraíba Aqui Tem SUS, realizada no último dia 13/05 em João Pessoa E Através da apresentação de experiências de sucesso em saúde pública desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Projeto “Momento Cuidar”, que foi idealizado e é realizado em nosso município, conseguimos ganhar a premiação.
A Prefeita Cacilda Andrade, parabenizou a Secretária Zina Barreto e toda sua equipe pelos resultados. Fruto do trabalho em conjunto em prol do desenvolvimento de nossa saúde.
SMS REALIZA MAIS UMA EDIÇÃO DO MOMENTO CUIDAR
A Secretaria Municipal de Saúde, realizou no último dia 18 de maio, mais uma edição do MOMENTO CUIDAR, projeto desenvolvimento em nosso município, que proporciona aos profissionais da gestão municipal atendimentos especializados em busca de um momento de auto cuidado, para oferecer a população um serviço com mais qualidade.
O Projeto inovador, foi premiado em uma Mostra Estadual de Saúde, sendo reconhecido como um projeto importante a ser ampliado e aplicado em outros municípios.
PREFEITA DECRETA LUTO OFICIAL

A Prefeitura Municipal de Barra de Santana, através da Prefeita Cacilda Andrade e do Vice Prefeito Carlinhos de Genésio, considerando o falecimento da Senhora Mônica Maria Andrade Figueiredo de Oliveira, diante o seu histórico como servidora pública do município, tendo ocupado o cargo de Secretária Municipal de Administração e Finanças entre os anos de 2005 e 2012; considerando seu eminente exercício da função de Magistrada na Justiça Estadual do Rio Grande do Norte, honrando a filiação barrasantanense; DECRETA Luto Oficial no Município de Barra de Santana, por 03 (três) dias, contados desta data, pelo falecimento de Mônica Maria Andrade Figueiredo de Oliveira.

 

PROGRAMAÇÃO DO MAIO LARANJA É DIVULGADA PELA SMDH
Confira a Programação alusiva ao MAIO LARANJA: mês de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantil, promovida pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Humano de nosso município.
“Essas ações buscam promover a conscientização e a ampliação das informações sobre esse tema tão importante em nossa sociedade.”, destacou a Secretária Antônia Araújo.

 

Dentro das atividades alusivas ao MAIO LARANJA: Mês de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, a Prefeitura Municipal de Barra de Santana, através das Secretarias de Desenvolvimento Social e Humano, Educação e Saúde, realizaram junto a equipe técnicas do CREAS, Conselho Tutelar e CRAS, palestras educativas nas Escolas Municipais com intuito de tratar sobre esse tema tão importante. A Campanha teve início no dia 14/05 e segue até dia 25/05.

 

PREFEITA EMITE NOTA DE PESAR EM VIRTUDE DA MORTE DA JUÍZA MÔNICA ANDRADE
A Prefeita Cacilda Andrade e o Vice-Prefeito Carlinhos de Genésio, em nome de todos que fazem a Prefeitura Municipal de Barra de Santana, lamentam profundamente a morte precoce da nossa conterrânea e prima do ex-prefeito Manoelzinho Andrade.
Atualmente Juíza, Mônica Andrade já exerceu em Barra de Santana, o cargo de Secretária Municipal de Finanças, nos anos de 2005-2012, e já contribuiu muito com o desenvolvimento de nosso município.
Diante desta perda irreparável, nos solidarizamos com todos os familiares e amigos.
Skip to content