Foi realizado nesta quinta-feira (14), no anexo da Escola Laura Barbosa, uma formação sobre o Programa Busca Ativa Escolar, com vários segmentos da sociedade, incluindo líderes religiosos, organizações sociais, e representantes de governo das seguintes secretarias: SMDH, SEMEC, SAÚDE, SEGOV.
O objetivo da reunião foi encontrar estratégias para realizar a busca pelos alunos que estão fora de sala de aula, pois de acordo com dados da plataforma Fora da Escola Não Pode, no município de Barra de Santana exitem atualmente 188 crianças na faixa etária de 4 a 17 anos, que estão fora da escola por algum motivo, sejam eles: violência familiar, trabalho infantil, dentre outros.
A Busca Ativa Escolar é uma estratégia de mobilização social em prol do bem comum que visa garantir o acesso a bens e serviços públicos àqueles que, por diversas razões e fatores, não têm seus direitos assegurados pelo Estado, tornando-se “invisíveis” e vulneráveis.
Nas estratégias de ação, se faz necessário a Articulação intersetorial, o Engajamento da população, o Diálogo com as famílias e atuação comprometida da gestão pública.
As ações serão desenvolvidas através da atuação de Profissionais, Técnicos e Coordenadores das Secretarias municipais, Agentes comunitários de Saúde, Agentes de endemias, visitadores sociais, representantes de Igrejas, Sindicatos e associações do município, ao longo do ano.
Vale ressaltar ainda que esta ação implica em um dos trabalhos desenvolvidos, na linha alcance de metas de indicadores de impacto social do município, em prol da conquista do titulo Selo UNICEF – Município Aprovado.
Ascom-PMBS