Prefeitura realiza limpeza de galerias em Barra e Mororó para minimizar impacto das chuvas

A prefeitura de Barra de Santana através da Secretaria de infraestrutura, realiza periodicamente a limpeza das galerias que recebem as águas pluviais da sede, e na terça-feira (28) a ação foi ampliada, e a limpeza foi realizada na sede e em Mororó.

Com a realização destas ações preventivas, a prefeitura busca dar suporte as áreas urbanizadas do município para a chegada das chuvas, evitando a sobrecarga das galerias pluviais, e consequentemente diminuindo o alagamento de ruas, visto que o município tem recebido um grande volume de chuvas recentemente.

A colaboração da população para manter as galerias em pleno funcionamento, inclui medidas simples como evitar jogar materiais como saco plástico, fralda, garra pet, ou qualquer outro material que venha a obstruir a tubulação, evitando assim a sobrecarga da mesma.

A prefeitura desenvolve várias ações de enfrentamento ao período chuvoso, tanto na zona urbana quanto na zona rural, com a disposição de maquinário para a recuperação de estradas vicinais, bem como a limpeza de ruas e de galerias pluviais.

CREAS divulga canais de atendimento a população durante a Pandemia do Coronavírus

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) de Barra de Santana, comunica a população, que em virtude da pandemia do Coronavírus e em obediência as orientações do Ministério da Saúde e da Organização Mundial de Saúde, que recomendam o isolamento social da população, estará atendendo em sistema de home office(atendimento em regime domiciliar prestado pelos profissionais do CREAS).

Em caso de necessidade, a população poderá utilizar os seguintes canais de atendimento:

Disque denúncia: ligue 123

Disque direitos humanos: 100

Disque violência contra a mulher: 180

Aplicativo (App) SOS Mulher

Delegacia da Mulher- Campina Grande

A denúncia realizada em qualquer destes canais, será encaminhada ao CREAS de Barra de Santana, para dar seguimento a solicitação.

O CREAS oferece serviços a população na linha do atendimento a violação de direitos, como forma de garantir a família em situação de risco social e que estão passando por situação de violência doméstica de todas as formas.

SEMAM realiza entrega de sementes aos Agricultores

A Secretaria de Agropecuária e Meio Ambiente (SEMAM), em parceria com a Empaer, realiza a partir desta terça-feira (28), a distribuição de sementes disponibilizadas pelo Governo do Estado, para os pequenos produtores rurais contemplados no Programa Garantia-Safra 2019/2020.

A entrega será realizada nas comunidades abaixo relacionadas, sempre a partir das 9hs, e os contemplados das localidades do entorno, também deverão se dirigir os locais de entrega para recebimento das sementes, portando os documentos, RG e CPF:

Terça-feira- 28 de abril: SERRINHA e localidades próximas
Local: Pátio da Escola municipal do Sítio Serrinha;

Quarta-feira, dia 29 de abril: SERRA DE INÁCIO PEREIRA e sítios do entorno
Local: Pátio da Escola Municipal, de Serra de Inácio Pereira;

Segunda-feira, dia 04 de maio: PEDRAS PRETAS e localidades circunvizinhas.
Local: Pátio do Posto de Saúde de Pedras Pretas;

Terça-feira, dia 05 de maio: TORRES e localidades próximas.
Local: Pátio do Posto de Saúde de Torres.

A Secretaria informa que as sementes não poderão ser entregues na Sede do Município por uma questão de segurança pública, para que não haja aglomeração de pessoas, em razão da pandemia de Coronavírus, e solicita aos Agricultores que foram contemplados no Garantia-Safra 2019/2020, que não se aglomerem no local de entrega, a recomendação é sempre manter uma distância de pelo menos um metro e meio (1,5 m) umas das outras, em fila, para que seja entregue as sementes.

Informamos que o Governo da Paraíba, enviou uma quantidade reduzida de sementes, voltadas para um percentual dos agricultores Beneficiários do Garantia-Safra 2019/2020, por esta razão o público alvo será limitado durante a entrega.

SEMAM divulga nova lista de beneficiários do Garantia-Safra

A Secretaria Municipal de Agropecuária e Meio Ambiente, informa que a folha de pagamento do mês de abril com a relação dos beneficiários do Programa Garantia Safra 2018/2019 foi liberada. Trata-se de benefícios que estavam atrasados, daqueles agricultores que tiveram que informar o seu NIS na Secretaria de Agricultura.

Sendo assim, está liberado o pagamento integral do benefício do Garantia-Safra no valor de R$850,00 para grande parte dos beneficiários. A SEMAM está fechada para atendimento ao público, durante a pandemia do novo coronavírus, no entanto, a equipe está trabalhando interno e com sistema de home-office, através do número de whatsApp, (83) 99828-2690. A listagem com os nomes e NIS também estão disponíveis no link https:bit.ly///2KEXugB

A Secretaria esclarece que as pessoas que tiveram o NIS corrigido e enviado, mas não constam nas listas informadas, das safras 2017/2018 e 2018/2019, devem aguardar as próximas folhas de pagamento. A Secretaria informa que o problema do atraso tem se estendido há meses, devido a sucessivos erros e inconformidades no sistema de gerenciamento do Garantia-Safra, de competência da Coordenação Federal do Programa, e que este problema na liberação dos pagamentos, não é apenas do município de Barra de Santana, mas de vários outros municípios da Paraíba.

Barra de Santana inicia neste mês, vacinação para o público infanto-juvenil

A Secretaria Municipal de Saúde, através da coordenação de imunização comunica a toda população, que estará disponível na rede municipal de saúde, a partir deste mês de abril de 2020, a Vacina Meningocócica (ACWY), que faz parte do Calendário Nacional de Vacinação.

A mesma protege contra as formas graves de Meningite e infecções, causadas pela bactéria meningocócica dos tipos A, C, W e Y.
De início o público-alvo definido pelo Ministério da Saúde, são as pessoas com idade entre 11 e 12 anos de idade, de ambos os sexos.

A coordenação de Imunização orienta a população que ao procurar as salas de vacina, devem ser levados a Caderneta de Vacinação e do cartão SUS. A vacinação tem como tema: “Não deixe de se vacinar tome a vacina e fique protegido”.

Prefeitura realiza desinfecção de prédios públicos, estabelecimentos comerciais e ruas

A Secretaria Municipal de Saúde, através da equipe da Vigilância em Saúde realizou nesta segunda-feira (20), a desinfecção a base de cloro, nos prédios e locais públicos da sede do município bem como nos estabelecimentos comerciais e ruas, uma medida de prevenção e controle ao coronavírus, pois mata o vírus nos lugares de maior circulação de pessoas.

A ação será realizada semanalmente na sede, e em breve nos povoados através de um cronograma que está sendo finalizado.
Essa medida foi tomada em virtude de um caso suspeito da doença no município, e também porque em todo Brasil, já existe a transmissão comunitária.

A Vigilância em Saúde, solicita que as pessoas vindas de outros estados, que permaneçam em suas casas, e ao sentir qualquer sintoma do coronavírus compareça à unidade de saúde mais próxima ou entre em contato com a Saúde, no telefone 3346-1086.

Prefeitura realiza entrega de EPI´s aos Profissionais da Saúde

A prefeitura de Barra de Santana, através da Secretaria de Saúde realizou nesta segunda-feira(20), o reabastecimento dos equipamentos de proteção individual EPI´s da Saúde, a entrega foi realizada para todos os profissionais de saúde, inclusive aos motoristas dos transportes eletivos.

A entrega dos equipamentos foi realizada pela prefeita Cacilda Andrade, juntamente com a secretaria de Saúde, Eudezia Damaceno e pela secretaria adjunta da Saúde, Ivone Andrade.

O material adquirido vem dar suporte as equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e Vigilância em Saúde, no combate a pandemia do Coronavírus, causador da COVID-19.

Foram adquiridos os seguintes equipamentos: Álcool em gel, Protetores faciais, Álcool 70%, Máscaras n95, Máscaras EEFF2, Máscaras EEFF1, Máscaras cirúrgicas, Luvas, Sabonete líquido, Capotes, Botas, Macacão descartáveis, Toucas descartáveis, óculos e bombas costal.

Prefeitura inicia obras no Santana

A Prefeitura de Barra de Santana, através da Secretaria de Infraestrutura, já iniciou as obras de calçamento na entrada do Povoado do Santana. O cenário de lama no tempo das chuvas e de poeira no verão, está sendo trocado por pavimentação em calçamento, levando mais qualidade de vida para a população local.

Também está sendo construída, uma passagem molhada para facilitar o tráfego de veículos, visto que em período de chuvas, fica difícil transitar pelo local.

Ao firmar o contrato com a empresa responsável, a prefeitura deu preferência a contratação de pessoal do município para a execução da obra, permitindo assim a geração de emprego e renda.

Prefeitura recupera estrada na comunidade de Torres

A Prefeitura municipal, vem realizando a recuperação de estradas vicinais em várias localidades, o serviço mais recente foi realizado na comunidade de Torres, com a recuperação da estrada que liga a localidade de Torres a Caboclos.

A estrada tem uma grande movimentação de veículos, motocicletas e transporte público como ônibus escolares. O serviço está sendo realizado com a utilização de motoniveladora (patrol) e caçamba.

De acordo com a prefeita Cacilda Andrade, a manutenção da malha viária municipal é realizada constantemente pela SEINFRA, com o objetivo de garantir a segurança dos motoristas e pedestres.

Prefeitura realiza corte de terra na comunidade de Lagoa do Boi

A Prefeitura de Barra de Santana, através da Secretaria de Agropecuária e Meio Ambiente (SEMAM), está realizando o corte de terras na comunidade de Lagoa do Boi, próximo ao Povoado do Santana.

O local tem recebido chuvas recentemente, motivo pelo qual torna o corte viável, já que a terra molhada facilita os trabalhos.

A tarefa de aragem do solo, é realizada com tratores da própria prefeitura e de forma gratuita para todos os agricultores que necessitem do serviço, ainda de acordo com a prefeita Cacilda Andrade, está chegando mais um trator recuperado pela prefeitura, para ajudar na demanda.

Com a oferta deste serviço, a população do campo que trabalha na agricultura, tem mais uma fonte de renda e de alimento disponível.

Pular para o conteúdo