Educação divulga ações realizadas durante a pandemia

A Secretaria de Educação realiza desde o mês de abril, várias estratégias para manter a ligação entre professor e aluno, durante a pandemia. Desde então, várias atividades estão sendo realizadas de forma remota, com a formação de grupos de WhatsApp nas escolas, para suprir as atividades presenciais.

Também são realizadas periodicamente, reuniões virtuais, através de videoconferência com diretores e coordenadores pedagógicos, para fazer o mapeamento dos alunos, que possuem smartphone/celular em casa, e assim traçar estratégias para atender os alunos que não possuem meios eletrônicos para realizar as atividades.

A Secretaria de Educação, Iones Costa, afirmou que há um grande engajamento da direção e da coordenação com os professores e alunos para a realização das atividades de forma remota. Ela elogiou a dedicação e organização das atividades pelos professores, e disse que alguns professores já estão adotando e sugerindo as estratégias adotadas em Barra de Santana, em outros municípios.

Todas as ações adotadas, passam pelo Conselho Municipal de Educação, que discute e sugere estratégias. Onde as escolas realizam o Plano Estratégico Escolar, com ações para alcançar os alunos, através do levantamento dos alunos, formação de grupos, e de reuniões e videoconferências com a participação de diretores, coordenadores pedagógicos e professores. As escolas estão sendo abertas, uma vez na semana para a realização da limpeza do prédio e manutenção da estrutura.

A SEMEC já deu início a distribuição de kits de higiene composto por: álcool em gel, luvas e máscaras, para as escolas. Esta medida é uma forma de evitar que o profissional responsável por organizar as atividades impressas, evite o contato direto com o material, que será entregue aos alunos.

A SEMEC está finalizando o Plano Estratégico, que será discutido em videoconferência, com diretores e coordenadores pedagógicos.