Educação-Inscrições para o ENCCEJA poderão ser realizadas até 31 de maio

As inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), serão realizadas até 31 de maio. As provas do Encceja Nacional serão aplicadas em 25 de agosto, tanto para o Ensino Fundamental, quanto para o Ensino Médio.

O Encceja é direcionado aos jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de concluir seus estudos na idade apropriada para cada nível de ensino. A participação é voluntária e gratuita, mas existe uma idade mínima exigida. Quem visa a Certificação de Conclusão do Ensino Fundamental precisa ter 15 anos completos na data de realização do Exame. Quem visa a Certificação de Conclusão do Ensino Médio precisa ter 18 anos completos.

A inscrição e a realização das provas não garantem a certificação. Será certificado apenas o participante que atingir o mínimo de 100 pontos em cada uma das áreas de conhecimento do Encceja e que atingir, adicionalmente, no caso de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes e Educação Física no Ensino Fundamental; e de Linguagens e Códigos e suas Tecnologias no Ensino Médio, proficiência de pelo menos cinco pontos na prova de redação. O Encceja tem quatro provas objetivas, com 30 questões cada, e uma redação.

Para realizar a inscrição o aluno deve acessar o link http://enccejanacional.inep.gov.br/encceja/#!/inicial e preencher todos os dados.