LEI ALDIR BLANC: SECULT LANÇA QUATRO EDITAIS DE PREMIAÇÃO PARA ARTISTAS E PRODUTORES CULTURAIS

A Prefeitura Municipal de Barra de Santana, divulga a abertura de quatro editais de premiação relativos à Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc. O objetivo dos editais é aplicar os recursos destinados pela União para as ações de apoio e fortalecimento do setor cultural no município durante o estado de calamidade pública ocasionada pela pandemia da covid-19.

Os editais foram elaborados de modo a contemplar os diversos segmentos de artistas e produtores culturais que atuam no município e premiarão as melhores propostas, de acordo com os critérios estabelecidos nos editais.

O processo de seleção é aberto para pessoas físicas maiores de 18 anos e jurídicas de natureza cultural, com atuação no âmbito municipal e inscritos no “Cadastro de Artistas e Fazedores de Cultura”, realizado pela SECULT no último mês de setembro.

Os interessados em concorrer às premiações dos editais tem até o próximo dia 17 de novembro para realizar a inscrição presencialmente, na sede da Prefeitura (Rua Elvira Amorim-124, Centro). Confira, a seguir, os detalhes de cada edital.

EDITAL Nº 003/2021 – PALCO CULTURAL PEDRA DO ALTAR
Contemplará até 15 propostas de apresentação artística musical do município de Barra de Santana-PB. Os artistas premiados farão uma apresentação de seu musical de forma presencial ou remota (LIVE), a ser determinado pela Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Juventude. O aporte financeiro para este edital é de R$ 15 mil, sendo cada premiação no valor de R$ 1.000,00.

EDITAL Nº 004/2021 – PRÊMIO CULTURAL DE ARTESANATO
Contemplará até 16 propostas para fortalecer a diversidade da cultura local, premiando artesões com iniciativa de artesanato de obras artesanato e habilidades manuais. Desta forma será agendada uma exposição de cada artesão a ser determinado pela Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Juventude. O aporte financeiro para este edital é de R$ 8 mil, sendo cada premiação no valor de R$ 500,00.

EDITAL Nº 005/2021 – AQUISIÇÃO DE BENS E SERVIÇOS CULTURAIS
Contemplará propostas com ofertas de serviços e bens artísticos culturais, quantidade a indefinida de acordo com os recursos previstos. Desta forma a Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Juventude faz aquisição de bens culturais como forma de fomentar os fazedores de cultura local através da lei Aldir Blanc. O aporte financeiro para este edital é de R$ 12.635,00.

EDITAL Nº 006/2021 – INCENTIVO A FORMAÇÃO E PREPARAÇÃO ARTÍSTICA
Contemplará até 02 propostas para ministrar aulas de aperfeiçoamento, de preparação ou de iniciação em qualquer área artística. As proposta selecionadas terá um prazo que será determinado pela Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Juventude. O aporte financeiro para este edital é de até R$ 5 mil em cada proposta.