BARRA DE SANTANA IMPLANTA INFORMATIZAÇÃO DAS UNIDADES DE SAÚDE

Através de uma parceria entre o Ministério da saúde e a Secretaria Municipal de Saúde, o município de Barra de Santana está informatizando todas as Unidades Básicas de Saúde, onde será adotado o prontuário eletrônico, em todos os serviços da Atenção Básica (AB).

Com isso, todas as informações clínicas e administrativa do paciente ficarão armazenadas na plataforma online, permitindo o acesso de forma rápida e direta, ao Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC), no sistema e-SUS.  O PEC, é uma solução gratuita e foi desenvolvida e disponibilizada pelo Ministério da Saúde.

Com a implantação do PEC na atenção Básica, deverá haver uma melhoria no atendimento ao cidadão, realizados pelos profissionais de saúde. Permitindo a otimização do fluxo de atendimento das UBS, além de apoiar o processo de coordenação do cuidado do cidadão, realizados pelas equipes da Atenção Básica. Além do acesso rápido as informações de saúde e intervenções realizadas, aprimoramento e automatização do envio de informação da AB, para o Ministério da Saúde, impactando na qualificação dos sistemas de informações.

A Coordenadora da Atenção Básica no município, Andrea Mendes, afirmou que “o cadastro de todos os cidadãos, é um desafio para as equipes da Atenção Básica, pois o PEC é totalmente integrado ao Cartão Nacional de Saúde. O município já realizou a entrega de mais de 20 notebooks para os profissionais das UBS, e em breve os agentes Comunitários de Saúde também receberão um Tablet”, finalizou.

A plataforma eletrônica facilita o acesso a informação de cada cidadão de forma individual ou coletiva, onde será possível inclusive, acompanhar o histórico de saúde de cada paciente, o que possibilitará ao gestor municipal, uma visão mais completa das atividades desenvolvida nas unidades de saúde.