Implantação de dessalinizador na comunidade do Santana, terá início em quinze dias

A comunidade do Santana, receberá em breve a implantação do sistema de dessalinização do Programa Água Doce – PAD, que irá beneficiar 678 pessoas, atendendo no total 212 famílias da comunidade.

De acordo com o cronogramas, a construção e instalação dos equipamentos será indicada em 15 dias. O investimento é estimado em 80mil reais e conta com um sistema de dessalinização composto por poço tubular profundo, bomba do poço, reservatório de água bruta, abrigo de alvenaria, chafariz, dessalinizador, reservatório de água potável, reservatório e tanques de contenção de concentrado (efluente). A água dessalinizada será armazenada em um reservatório de água potável, para distribuição à comunidade, e o concentrado armazenado em um reservatório para ser destinado de forma sustentável.

Assim que estiver em funcionamento, provavelmente já no mês de dezembro, o dessalinizador irá permitir a captação de 600 litros de água potável por hora, levando mais qualidade de vida para toda a população.

Para usufrir deste equipamento público, será necessário fazer um cadastro familiar, onde será solicitado Identidade e CPF, e para quem for beneficiário do programa Bolsa Família, também deverá apresentar o número do NIS.

Já está em andamento a formação de um Grupo de pessoas, para gerenciar o sistema. Um representante do Patac, será o responsável por fazer a mobilização social na comunidade.

A ordem de serviço foi assinada pela prefeita, Cacilda Andrade e pelo coordenador estadual do Programa Água Doce, Robi Tabolka, contando com a presença do deputado Doda de Tião, e de lideranças municipais e sociedade civil, estiveram presentes também o representante do Procase, Miguel Davi, e os secretários municipais Gierlaine Silva da SEMAM, Carlinhos de Genésio da SEINFRA e Vadeilson Costa da Secretaria de Articulação, o poder legislativo esteve representado pelos vereadores.