Município divulga cronograma de Vacinação contra a Gripe

A Secretaria Municipal de Saúde, através da Coordenação de Imunização, dará início no dia 23 de março, a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe, que acontece até o dia 22 de maio.

A campanha tem como foco o vírus Influenza, e foi antecipada este ano em virtude do surto de Coronavírus que vem atingindo todo o mundo, e a vacinação contra a gripe é uma forma de auxiliar os profissionais de saúde a descartarem as influenzas no momento da consulta, contribuindo para outros possíveis diagnósticos, incluindo suspeita do COVID-19.

A Campanha será dividida em várias fases, de acordo com o público-alvo:

DE 23 DE MARÇO À 15 DE ABRIL serão vacinados os Idosos a partir de 60 anos e Trabalhadores da Saúde.

DE 16 DE ABRIL ATÉ 8 DE MAIO serão vacinados os Professores das escolas públicas e privadas e Profissionais das forças de segurança e salvamento e portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.

O dia “D” da Campanha será em 9 DE MAIO, onde serão vacinados os demais grupos prioritários.

O Coordenador de Imunização, Aderval Tavares, informa que todos os postos de Saúde do município, mais conhecidos como (PSF), estarão realizando a vacinação durante toda a campanha nacional. E que os pacientes que procurarem os postos de saúde levem junto seu cartão de vacinação para atualização dos dados.

De acordo com o ministério da Saúde os grupos prioritários que serão vacinados são: Gestantes, Crianças de 6 meses a menor de 6 anos, pessoas com deficiência, mulheres que estejam amamentando (Puérpera) até 45 dias após o parto, trabalhadores da Saúde, idosos a partir de 60 anos de idade, pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independe da idade, professores das escolas públicas e privadas, pessoas de 55 a 59 anos de idade, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, força de segurança e salvamento, povos Indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas.