Operação Carro-Pipa atende Dois Polos Comunitários : Urbano e Rural em Barra de Santana
De acordo com planilha elaborada pelo 31º Batalhão de Infantaria Motorizado-BIMtz e encaminhada a Coordenação de Defesa Civil Municipal-COMDEC, durante este mês de abril/2022, o Programa Emergencial de Distribuição de Água Potável do Semiárido Brasileiro – (Operação Carro-Pipa) do Ministério de Desenvolvimento Regional-MDR, vai distribuir na Zona Urbana e Zona Rural de
Barra de Santana,, 3 milhão e 207 mil litros de água para abastecer as 132 cisternas comunitárias credenciadas pela Defesa Civil – COMDEC de Barra de Santana.
Este mês, a Operação Carro-Pipa começou no dia 4 e vai até o dia 29, beneficiando 02 comunidades do Polo Urbano e 53comunidades do Polo Rural, totalizando uma população de aproximadamente de sete mil pessoas. A distribuição é realizada de segunda a sexta-feira, nos turnos da manhã e da tarde. Os pipeiros vão percorrer uma distância de 3.679 quilômetros para a distribuição da água aos polos citados.
A Defesa Civil e a Vigilância Sanitária garantem a qualidade da água distribuída para a população urbana e rural de Barra de Santana ema vez que mensalmente é realizado o “Laudo de Potabilidade” da água e enviado para o Escritório da Operação Carro-Pipa- OCP”. Representantes do 31º BIMtz, da Defesa Civil e da Vigilância Sanitária sempre estão acompanhando e fiscalizando a distribuição da água.
A fiscalização do trabalho é feita a cada dia, quando também são observados todos os protocolos de higienização de mangueiras e dos veículos e uso de EPIs por parte dos pipeiros.
Com o objetivo de dar melhor segurança e qualidade de trabalhos aos condutores (pipeiros) dos veículos(carro-pipa) a Coordenação da Defesa Civil Municipal através do seu coordenador Maurílio Vieira da Silva irá distribuir um KIT de proteção a Covid- 19 aos referidos pipeiros que fazem a distribuição de água no município de Barra de Santana.
Para atender o abastecimento das 132 cisternas coletivas credenciadas pela Defesa Civil-COMDEC, são necessários 325 carradas de água mensalmente. A distribuição da água está sendo feita este mês pelos pipeiros; Clemerson Bruno Moura, Janilson Pereira Machado, Helio Jose de Macedo, João Francisco da Silva Neto, Luis Elias Barbosa Sales, Wagner da Silva Macedo e Jonas Alexandre Teixeira da Silva ambos contratados pelo Exército Brasileiro.
O Coordenador da Defesa Civil-COMDEC, de Barra de Santana, Maurílio Vieira da Silva, destaca a importância da fiscalização por parte da população com sugestões e denúncias no caso de irregularidades, que devem ser encaminhadas através do: (83) 3341-1108,
(83) 9-8658-1767 e (83) 9-8728-1254 ou E-mail: comdec.pmbs@gmail.com. como também solicita aos apontadores(responsáveis) das cisternas credenciadas que mantenham as cisternas sobre as condições sanitárias e estruturais de acordo aos critérios do referido Programa Emergencial para que não venham serem penalizados com suspensão temporariamente do Programa Emergencial.