Programa Emergencial de Distribuição de Água Potável no Semiárido Brasileiro – Operação Carro-Pipa

A Prefeitura Municipal de Barra de Santana através das secretarias: Secretaria Municipal de Agropecuária e Meio Ambiente e Secretaria Municipal de Saúde por meio das suas Coordenadorias: Defesa Civil e Vigilância Sanitária  através de seus representantes; Maurílio Vieira da Silva, Hailton Eneas Barreto e José Adiel Farias Bezerra estiveram representando o município de Barra de Santana na cidade de  Campina Grande, quarta-feira , (11-05-2022) da  reunião “Operação Carro-Pipa” no 31º Batalhão de Infantaria Motorizado-BIMtz, tendo como tema principal, “Operação Carro-Pipa” na ocasião  estiveram presentes debatendo e discutindo os Senhores: Wellington Junior Matheus Pires-Tenente Coronel-Comandante do 31º Batalhão e Cassio Alcantara Neves-Major, Coordenador da Organização Militar Executora-OME, como também demais representantes da esfera militar e representantes coordenadores(as) de  diversos municípios debatendo sobre o  referido Programa Emergencial.

De acordo com planilha elaborada pelo 31º Batalhão de Infantaria Motorizado-BIMtz e encaminhada a Coordenação de Defesa Civil Municipal-COMDEC, durante este mês de maio-/2022, o Programa Emergencial de Distribuição de Água Potável no Semiárido Brasileiro  –  (Operação Carro-Pipa) do Ministério de Desenvolvimento Regional-MDR, vai distribuir na Zona Urbana e Zona Rural de Barra de Santana,, 3 milhão e 253 mil litros de água para abastecer as 130 cisternas comunitárias credenciadas pela Defesa Civil – COMDEC de Barra de Santana.

Este mês, a Operação Carro-Pipa começou no dia 2 (segunda-feira) e vai até o dia 31 (terça-feira), beneficiando 02 comunidades do Polo Urbano e 53 comunidades do Polo Rural, totalizando uma população de aproximadamente de sete mil pessoas. A distribuição é realizada de segunda a sexta-feira, nos turnos da manhã e da tarde. Os pipeiros vão percorrer uma distância de 3.754 quilômetros para a distribuição da água aos polos citados.

A Defesa Civil e a Vigilância Sanitária garantem a qualidade da água distribuída para a população urbana e rural de Barra de Santana ema vez que mensalmente é realizado o “Laudo de Potabilidade” da água e enviado para o Escritório da Operação Carro-Pipa-OCP”. Representantes do 31º BIMtz, da Defesa Civil e da Vigilância Sanitária sempre estão acompanhando e fiscalizando a distribuição da água.

A fiscalização do trabalho é feita a cada dia, quando também são observados todos os protocolos de higienização de mangueiras e dos veículos e uso de EPIs por parte dos pipeiros.

Com o objetivo de dar melhor segurança e qualidade dos trabalhos aos condutores (pipeiros) dos veículos(carro-pipa) a Coordenação da Defesa Civil Municipal através do seu coordenador Maurílio Vieira da Silva já está distribuindo um KIT de proteção a COVID-19 aos sete pipeiros que fazem a distribuição de água potável no município de Barra de Santana.

Para atender o abastecimento das 130 cisternas coletivas credenciadas pela Defesa Civil-COMDEC, são necessários 325 carradas de água mensalmente. A distribuição da água está sendo feita este mês de maio pelos pipeiros; Adijefferson Bruno Santos Almeida, Emanuel Cleidson Vieira da Silva, Eliomar Justino da Silva, Hélio Jose de Macedo Junior Agostinho da Silva, Janilson Pereira Machado e Lindonjonson Mendes Barbosa e   ambos contratados pelo Exército Brasileiro para o período; maio/agosto-2022.

 

   

O Coordenador da Defesa Civil-COMDEC, de Barra de Santana, Maurílio Vieira da Silva, destaca a importância da fiscalização por parte da população

com sugestões e denúncias no caso de irregularidades, que devem ser encaminhadas através do: (83) 3341-1108, (83) 9-8658-1767 e (83) 9-8728-1254 ou E-mail: comdec.pmbs@gmail.com. como também solicita aos apontadores(responsáveis) das cisternas credenciadas que mantenham as cisternas sobre as condições sanitárias e estruturais de acordo aos critérios do referido Programa Emergencial para que não venham serem penalizados com suspensão temporariamente do Programa Emergencial.